Renato Amaral

A cidade em que o relógio para todos os dias

Praça da Matriz de São José do Calçado – ES com E.M.Manoel Franco ao fundo.

Uma crônica em homenagem à fantástica cidade de São José do Calçado no sul do Estado do Espírito Santo, com sua atmosfera encantadora e seu povo gentil e acolhedor.

A CIDADE EM QUE O RELÓGIO PARA TODOS OS DIAS

Uma das coisas que eu não canso de admirar, e óbvio, aproveitar em São José do Calçado, são os momentos em que o relógio para. Essa é uma das particularidades daqui que felizmente só alcança quem se propõe a vive-la por completo.

Muito comum o relógio parar pela manhã e diferentemente dos outros horários, nesse há uma melodia de fundo. Os pássaros das mais diversas espécies transformam a aurora numa imensa e feliz sinfonia. Privilegiados, são os que podem apreciá-la.

Assim como aqueles que adquirem a capacidade de escutar o silêncio da tarde, nos momentos que o relógio para mais uma vez, para e anda, para e anda e para e anda numa arrastação de causar inveja nos pobres coitados, que nessas horas estão se espremendo nas grandes Metrópoles rezando para o relógio correr as horas depressa.

Praça da Matriz de São José do Calçado – ES.

Mas é durante a noite e pela madrugada que ele para de um jeito, que as vezes é necessário que a gente se mexa para termos a certeza que a Terra continua girando. Contando ninguém acredita, por isso eu não conto.

Mas a grande surpresa é o bônus do relógio parado quando chove. Nesses casos ocorre hipnose, catarse e há até quem diga que tratamento terapêutico contra os males da alma. Debaixo de chuva, a singela beleza de todo balé da natureza. aliada a maravilhosa apreciação olfativa torna o momento mágico. Somente interrompido pelo nosso agradecimento a Deus pela oportunidade única e divina.

Igreja Matriz de São José do Calçado-ES.

*Fotos do meu queridíssimo amigo, Edson Lobo Teixeira

Mostrar mais

Renatto D'Euthymio

Renatto D'Euthymio, carioca de Santa Tereza, dividindo residência entre São Gonçalo - RJ e a pacata e inspiradora, São José do Calçado no Estado do Espírito Santo. Estudante Rosacruz, técnico em Radiologia, flamenguista fanático e apaixonado pelas filhas Rannya e Rayanne. Cultiva desde criança uma paixão pelos livros e seus gênios. Autor do livro de poemas Solilóquio Antes e Depois da Forca (2020) e do livro de humor O Tabloide Jocoso (2021). Premiado em dezenas de concursos literários (Poesia, Crônica, Conto e Microconto), e publicado em Antologias e Coletâneas. É tão ligado à Literatura que de vez em quando não se contém e atreve-se a rabiscar algumas linhas.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Que texto envolvente! De um lirismo tocante! Parabéns, meu estimado Amigo e talentoso Escritor!

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: