Altamir Lopes

Crônica: A Crise da Dona Educação

Ó, dúvida cruel…

Na vila Esperança morava uma senhorinha idosa e muito distinta. Todos a conheciam – nem que fosse apenas pelo nome  – sem mesmo tê-la visto de perto. Sim, seu nome era muito fácil de lembrar pois estava sempre nas rodas de conversa das pessoas daquela movimentada vila. Se você nunca ouviu falar dessa anciã, lhe apresento com muito gosto: Dona Educação. Sempre se ouvia falar bem dela, mas quem a conhecia pessoalmente, sabia que havia algum problema acontecendo com aquela senhora, pois nos últimos tempos  ela sempre aparentava estar um tanto ansiosa e preocupada.

A verdade é que Dona Educação estava doente. Muito doente.  Ela mesma não sabia exatamente o que tinha, mas se sentia mal e percebia que estava precisando de cuidados médicos. Talvez  o peso que lhe sobrevinha com os anos, ou as várias e várias cirurgias plásticas – pequenas reformas necessárias aplicadas durante a passagem do tempo, que pareciam não fornecerem resultados efetivos –  a forçavam a continuar procurando por vários especialistas, os quais já lhe haviam prestado consultas e feito exames de todas as ordens. Todos sem real sucesso rumo a um diagnóstico acertado. Afinal, em todos os exames ou testes que a Educação se submetia, a nota era sempre a mesma: 100!

Um belo dia, ela parou de procurar a causa do seu mal-estar em sua aparência ou nas possíveis patologias físicas e se concentrou em analisar a sua própria existência. Começou a se questionar:

“Será que estou cumprindo a minha missão de vida?”

“Será que as pessoas realmente me entendem, ou será que eu não entendo as pessoas?”

“Será que eu preciso mudar a vida das pessoas a minha volta, ou será que eu preciso me adaptar ao que as pessoas acham melhor na forma sobre como me comporto?”

“Será que ninguém acredita em mim, ou será que eu acredito demais nas pessoas?”

E as perguntas continuaram uma noite inteira. Uma semana inteira. Anos a fio. Dona Educação, a despeito de toda sua experiência e influência sobre as pessoas a sua volta, começou a se questionar o que estava acontecendo consigo mesma.

Decidiu procurar um último especialista, e tornar derradeiro o seu sofrimento. Afinal, não saber o porquê de um determinado problema, é tão ruim quanto o próprio problema – ela foi educada assim por seus pais, o Senhor Conhecimento e Dona Ciência.

Marcou uma consulta com uma Psicanalista que diziam ser muito renomada, a Drª História.  Ao chegar ao consultório, relatou seus anseios, medos,  angústias e principalmente o sentimento de decepção consigo mesma por achar que muitas vezes ela não fazia muita diferença na vida das outras pessoas.

Drª História a ouviu atentamente e registrou cada detalhe que a Educação expunha na corrente do tempo. Marcou várias outras sessões. Ouvia, registrava. Ouvia, registrava.

A Senhora Educação percebia,  a cada sessão – onde ela apresentava cada aspecto de sua personalidade e contribuições para a História – que a Drª não fazia nada mais do que registrar as falas, conceitos, ideias, fatos e intenções que eram apresentados.

No final do que parecia ser a última sessão, a Senhora Educação terminou sua fala e ficou olhando pra História. Pensou: “O que a História tem a me dizer sobre a atuação da Educação?”

Drª História, hábil em anotar dados, encerrou os registros, olhou para Dona Educação ternamente e disse:

– Embora eu não possa fechar o diagnóstico, posso dizer que aparentemente não há nada de errado com a Senhora. Mesmo que tivesse, você tem o direito de expressar o que acredita ser certo, a despeito do que outros pensam ou fazem com o que a Senhora ensina. Ademais, para compreender plenamente o que está acontecendo realmente com a Senhora, preciso ouvir mais pessoas. Tenho algumas pessoas em mente, como o Senhor Padrão de Comportamento, o jovem Inovação, a Dona Força de vontade, A digital influencer Sociedade Civil, a Meritíssima Juiza Drª Justiça e uma moça que tem andado “meio sumida”, a Srtª Motivação. Acredito que cada um deles tem uma influência forte no seu dia a dia e nos resultados que você quer para sua vida. No mais, o que posso aconselhar é que procure a companhia de alguém que a faça se sentir bem, se sentir útil para as pessoas.

-“E a Drª tem alguma sugestão de quais pessoas podem me ajudar a me sentir melhor?” Perguntou Dona Educação.

– “O Senhor Dedicação e a Dona Resiliência são boas opções” – Afirmou Drª História – “Eu posso provar que eles fazem toda a diferença no alcance dos objetivos e poderão lhe ajudar a lidar com todas as suas dificuldades. Também pode procurar uma amiga minha, a advogada Drª Lei do Retorno. Ela pode ajudar a você a compreender que cada um recebe o que plantou. Eu mesma já comprovei isso também.  No mais, o Professor Humanismo e as irmãs Conselheiras tutelares, a Coerência e Prudência, poderão lhe dar uns toques sobre como lidar com cada situação e com pessoas diferentes.”

-Puxa, Drª. É muita gente pra procurar. Sugere mais alguém?

-Bem, Dona Educação, a senhora irá descobrir por si mesma. Mas há somente uma pessoa que lhe será, digamos, relativamente difícil de encontrar, humanamente falando…mas certamente terá um grande diálogo com essa pessoa, quando a encontrar.

-Quem, quem,quem? – Indaga Educação, ansiosa.

-A Senhora Verdade.

(Continua…)

Mostrar mais

Altamir Lopes

- Graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Orientador Educacional e de Carreira, Licenciando em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. - Desenhista, formado pelo SENAC RJ. - Terapeuta Integrativo, Formado em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. - Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. - Mas acima de tudo, um servo do Deus vivente Jeová, Pai, marido e ser humano reflexivo. Na coluna que leva o meu nome, vamos nos encontrar para refletir sobre a arte da gestão de pessoas e relacionamentos. Nos meus textos, pretendo levantar questões e reflexões sobre a sociedade humana e seus meandros paradoxais e especialmente, a relação que cada um tem consigo mesmo por meio de textos em verso, prosa, crônicas, contos etc. E também publicarei na coluna RH - Resultados Humanos, artigos que tratam dos Resultados da ação Humana na História. Entrevistas com pessoas que fizeram acontecer e reflexões profundas também farão parte dessa coluna. De vez em quando, em quaisquer dessas colunas, vou publicar uma charge ou caricatura autoral...Espero que gostem.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo