CuriosidadesLiterawebRenato Cardoso

Série – Curiosidades Literárias – Cap.#03 – Crônica: “A enciclopédia virtual” – Renato Cardoso

Série publicada às quartas na Revista Entre Poetas & Poesias - Instagram: @professorrenatocardoso / @literaweb / @devaneiosdumpoeta / @revistaentrepoetas

A enciclopédia virtual
Renato Cardoso

Lembro-me da época de adolescente, quando estudava numa escola técnica estadual numa cidade próxima a minha. A internet não era popular, ninguém tinha acesso à rede. Trabalho escolar? Biblioteca era o local perfeito (acredito que a presente geração nem deve conhecer uma).

Íamos, sempre que possível e solicitado, a bibliotecas municipais em busca de livros e enciclopédias para que nossas dúvidas fossem sanadas (particularmente, nunca fui estimulado a leitura e nem tive acesso as obras literárias).

Sempre fui curioso. A televisão sempre foi a grande fonte de informação da minha geração. Não imaginávamos que viveríamos numa época em que qualquer pergunta teria resposta ao alcance de um clique. Imagine você, leitor, um mundo sem internet? Impossível, não é?

Pois, bem! Chegado os anos 2000, a internet apareceu e palavras como: deletar, like, redes sociais começaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. Quem não lembra do famoso: “deixei um scrap para você”? O conhecimento, antes nos livros, começa a se organizar na rede mundial de computadores.

As primeiras grandes páginas começaram a surgir. Google, AOL, IBest, Yahoo entre outras começaram a formar os primeiros grandes sites de pesquisa e informação. Não seria diferente, e, em 2001, surge a Wikipedia, aquela que ser tornaria a maior enciclopédia virtual do planeta.

Antes para montar tal obra, era necessário reunir um número bom de especialistas, pessoas que detinham o conhecimento em diversas áreas. Agora não. Todos poderiam editar e publicar informações que seriam lidas por milhões de pessoas conectadas.

O projeto foi criado pelo norte americano Jimmy Wales, inspirado pela teoria da Ordem Espontânea, do economista e filósofo Friedrich Hayek, que dizia que todo o conhecimento estava espalhado pela sociedade.

Mas e hoje? Vinte e um anos se passaram e milhares de páginas foram criadas. Você sabia que a Wikipedia tem mais de 1 milhão de páginas? Então, é verdade! Se quiséssemos imprimir todas essas páginas em formato de livro, editaríamos aproximadamente mil volumes.

Cada volume teria cerca de 1200 páginas e precisaríamos de uma estante com mais de oitenta metros (isso no momento em que escrevo essa crônica) Agora imagina, no momento que você está lendo? A cada minuto, mais informações são acrescentadas.

Para vocês terem uma ideia, se compararmos com a Enciclopédia Britannica, que foi distribuída em 32 volumes de aproximadamente mil páginas cada, a Wikipedia tem 32 vezes o seu tamanho. É realmente gigante.

__________________________

Instagram do autor: @professorrenatocardoso / @devaneiosdumpoeta / @literaweb

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo