Fabio Rodrigo

Nacionalista de carteirinha

Era um senhor de pouco mais de 60 anos, desses que se dizem patriotas e que atacam qualquer influência estrangeira na nossa cultura. É defensor ferrenho dos símbolos nacionais. Faz o tipo nacionalista de carteirinha. Para ele, na nossa língua, por exemplo, não pode haver estrangeirismos de forma alguma. “Devemos abominá-los completamente”, diz ele.

Na farmácia do bairro, encrencou com o dono ao ver diversas marcas de shampoo nas prateleiras:

‒ É XAMPU! Será possível que ninguém sabe escrever corretamente o nome deste produto?! É por isso que eu não compro nada disso!!! – disse indignado.

Quando chegou a uma loja de roupas, perguntou:

‒ Aqui tem calça de elastano?

‒ O senhor quer dizer de lycra? – perguntou a vendedora um pouco indecisa.

De forma bem ríspida, retrucou:

‒ Que lycra o quê, ora bolas!!! Eu disse ELASTANO. E-LAS-TA-NO!!!

Sua mania de aporrinhar os outros não para por aí. Num outro dia, reclamou com a dona de uma lanchonete por ter posto o seguinte anúncio: Temos brigadeiro gourmet. E disse a ela: “Se fosse brigadeiro ARTESANAL, eu compraria. Com esse nome aí, não compro de jeito nenhum”. Virou às costas e foi embora.

Por conta de sua fama de ranzinza, raramente é visto com alguém tomando uma cervejinha na mesa de bar. Conversar sobre futebol com ele, nem pensar. É só tocar no assunto que ele corrige categoricamente: “É LUDOPÉDIO”. Quando ousam puxar conversa com ele, faz questão de dizer os anos trabalhados na Petrobrás. Diz com orgulho que nunca trabalhou em outro lugar. Foram anos dedicados exclusivamente a esta empresa genuinamente brasileira, criada no governo de Getúlio Vargas.

Nosso personagem sem dúvida foge aos padrões normais. Seu jeito excêntrico o faz uma pessoa bastante malquista. Muitos no bairro fazem comentários aviltantes sobre ele. “Quem é que aguenta um cara desse?”, dizem os vizinhos. “Ele tá precisando é de uma companheira”, dizem os mais próximos. Mas muitos não sabem que ele está apaixonado. Anda se enrabichando por uma jovem senhora que mora há pouco tempo no mesmo condomínio que ele. Ela é professora: dá aulas de língua e cultura Tupi-Guarani.  

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Gostei do artigo, me deu uma força para tirar algumas
    pequenas dúvidas que eu tinha.
    Eu também tenho um site, da uma visualizada nele
    também, tenho algo muito bom que vai ajudar você a
    divulgar muito este seu site, videos e etc.
    Tenho certeza que você vai adorar o que vai conhecer, é
    totalmente exclusivo.
    Abraço.

  2. Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava
    procurando. Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre
    vou compartilha o conteudo.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo