Ivone Rosa

Fora do Picadeiro

“ O circo chegou!”

         Gritava o menino correndo casa adentro. Suas mãos batiam agitadas, contando para a mãe sobre a entrada do circo no pequeno bairro. Descrevia cada detalhe das roupas, dos personagens, cores e objetos. Estava simplesmente fascinado!

         Foi até a cozinha pegou uma panela grande e  começou a bater com a colher de pau tentando imitar o som da banda. A mãe brigou, e ele saiu para o quintal fazendo piruetas e repetia  a mesma frase: “ o circo chegou! ’’

         Durante o jantar, perguntou: “ Vamos amanhã?”

         “ Amanhã, não. Iremos no domingo na sessão da tarde.”

“Poxa mãe! O moço do chapéu preto, que falava no megafone, disse que amanhã é a estreia, terá muitas surpresas!”

“ Eles repetem tudo no dia seguinte!”

“ Como você pode saber?”

“ Já fui muitas vezes ao circo, quando criança.”

“ O que você mais gostou?”

“ Do palhaço!” respondeu sorrindo.

O menino ficou com olhar distante e muitas dúvidas. No dia seguinte acordou determinado com sua profissão no futuro. Seria palhaço de circo! Todos gostam do palhaço porque é o mais bonito, sempre engraçado, faz muitas brincadeiras e querido por adultos e crianças!

Um tio do menino chegou para visitar a família. Imediatamente o menino contou a novidade e pediu para dar um passeio pelo bairro.

Saíram e viram o circo montado e parte da lona de entrada aberta. O pequeno não perdeu tempo, rapidamente entrou e ficou desapontado com o que viu. Muita gente trabalhando, fazendo limpeza e um dos homens estava sem camisa com a barba por fazer, com uma cara feia brigava com outros, falando alguns palavrões.

Um outro homem, mais magro aproximou-se do menino e indagou:

“ O que você quer rapaz ? Não abrimos ainda. Está muito cedo para a estreia!”

“ Eu queria falar com o palhaço…”

O homem apontou para o outro que estava sem camisa.

“Mas ele não é o dono?”

“ Não, ele é o palhaço!”

O menino voltou para casa em silêncio. No dia tão esperado foi ao circo, brincou, aplaudiu, porém não olhou para o palhaço!

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo